Obesidade infanto-juvenil e a bariátrica

Polêmica, a obesidade infanto-juvenil é um dos temas que geram maior preocupação com relação à saúde pública no mundo. O desenvolvimento precoce da obesidade tem um impacto negativo na saúde do adulto. Os riscos de desenvolver, também de maneira precoce, doenças como diabetes, aterosclerose e hipertensão são muito maiores. Adultos que foram crianças obesas têm risco elevado de sofrerem ataque cardíaco ou derrame.
Infelizmente, as crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores como hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar, entre outros.
A cirurgia bariátrica pode ser feita em adolescentes desde que eles sejam devidamente selecionados. O procedimento é seguro, mas é fundamental o apoio de uma equipe multidisciplinar para obter bons resultados.
Porém, o ideal seria que os pais ficassem atentos à alimentação do seu filho e buscassem alternativas saudáveis que atendam à necessidade de cada um.

Compartilhe este conteúdo

Enrico do Amaral

Enrico do Amaral

Deixe seu comentário

Newsletter

IATO - 2018 Todos os direitos reservados - Criado por Borges Comunicação